segunda-feira, 15 de julho de 2013

Rádio + módulos transmissor/receptor

    Olá, vim postar algumas fotos do rádio que comprei, o modelo é o Turnigy 9XR. Diferente do Turnigy 9X, essa versão do rádio não vem com módulos transmissor e receptor (TX/RX) próprios, sendo que os dois tem aproximadamente o mesmo preço, US$ 50,22 do 9XR contra US$ 53,82 do 9X. Logo quem tiver pensando em comprar um 9XR deve ter em mente que vai gastar mais com os módulos...
    Mas se os dois tem quase o mesmo preço, por que escolher o 9XR mesmo vindo sem o módulo? Lendo em fóruns vi algumas pessoas falando que para quem já tiver um 9X, esse não terá um grande ganho comprando um 9XR, pois existem modificações que podem ser feitas no 9X, assim deixando ele parecido com o 9XR. Na verdade, o 9XR é uma versão do 9X que já vem com certas modificações que eram feitas no mesmo. Alguns exemplos de modificações que já vem de fábrica no 9XR são os hacks feitos na placa do 9X para colocar luz de fundo (back-light) no display LCD, e também para colocar um conector para gravação de firmware. Dessa forma, para uma pessoa que não saberia fazer essas modificações, o 9XR é uma boa pedida.
   Segundo os entendidos, o modelo 9XR teve melhorias de qualidade internamente, pois os componentes do rádio são ligados a placa através de conectores e não mais soldados. Algumas reclamações sobre o 9X era ter fios soltos, devido ao pouco controle de qualidade dos produtos chineses.
   Com relação ao modulo, observei que a maioria das pessoas que compraram o 9X com módulo original, logo compraram um outro que tivesse mais alcance e mais funcionalidades como failsafe (Modo de segurança quando o sinal do rádio é perdido). Então acabei comprando os módulos da FrSky, transmissor  DJT-II e receptor D8R-II Plus. Esse utilizam 2.4Ghz de frequência, trabalham com 8 canais e tem alcance de 1.5km-2.5km que é suficiente para um quadricoptero. Outra funcionalidade desse módulos que me agradou foi sistema de telemetria embutido, isso é, o módulo receptor pode enviar dados para o transmissor. Nesse caso os dois módulos são tanto transmissores quanto receptores. Depois vou explicar melhor sobre a telemetria, por ora, basta saber que é um sistema para enviar ao controle informações sobre o modelo, como tensão da bateria, localização, altitude, etc.

Segue as fotos do rádio e dos módulos que comprei, assim como o link do site:
Acabei comprando essa bateria para o rádio:
Turnigy 9XR Safety Protected 11.1v (3s) 2200mAh 1.5C Transmitter Pack

Para completar :D comprei essa alça de apoio:
TURNIGY Transmitter Strap



Vídeo explicando como fazer o bind (Link do módulo transmissor com o módulo receptor) entre os módulos:
http://www.youtube.com/watch?v=id1zDfxOmZA

Manual do rádio:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/1058418382X192693X3.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário