quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Novos itens

Olá vim aqui postar as fotos das novas coisas que chegaram... Comprei alguns itens que não mostrei nos posts anteriores, geralmente usados para auxiliar na montagem, então quando chegarem eu vou mostrando.
Tive sorte pois a maioria destas eu já havia comprado antes da alta do Dollar. É uma pena mas acredito que não vai abaixar o valor tão cedo...

Nas sequência tem a fotos dos itens que vieram no pacote do Dealextreme.

Direita: Arduino Pro Mini
Esquerda: IMU GY-80

Direita: FDTI e cabo USB



Esses vieram no primeiro pacote da Hobbyking.

Direita: ESCs 30A.
Esquerda: Duas baterias de 2650mAh (dá para notar que o plug de balanço da bateria tem uma proteção, comprei isso para facilitar puxar esse plug e não estragar os fios).


Direita: Alarme de bateria e cabo para usar o alarme com 2 baterias em paralelo
Esquerda: Fios de silicone preto e vermelho de 16AWG com 1 metro cada (nessa foto eu já havia cortado um pedaço deles).


Direita: 2 metros de fio triplo de 26AWG (Vermelho/Laranja/Marrom) e dois pacotes de conectores para servo com 10 pares cada (comprei isso, pois resolvi eu mesmo fazer os cabos. Aparentemente parece difícil de fazer, mas é o contrario, não precisa nem soldar!! Basta usar um alicate para apertar o fio no lugar).
Esquerda: Eu acabei misturando e usando coisas antes de tirar a foto então essa quantidade da foto não é a correta. Parafusos nylon M3x10mm (comprei 2 pacotes), espaçadores nylon M3x21mm (comprei 2 pacotes), porcas nylon M3 (comprei 3 pacotes), conector HTX 4mm (1 pacote) e conector 3.5mm (comprei 4 pacotes). Quem for fazer um quad e não quiser soldar todos os fios uns nos outros, eu indico esse último conector. No pacote vem 10 pares, mas como disse, eu já havia gasto alguns quando tirei a foto.

Direita: Dois pacotes com 2 pares de hélices de rotação horária e anti-horária.
Esquerda: Tamanhos variados de termo retrátil (a mais usada foi a de 4mm, pois ela é adequada para isolar o conector de 3.5mm. Cada pedaço vem com 1 metro)


Bom pessoal, eu comecei a colocar os conectores nas ESCs e também comecei a fazer a placa de distribuição de energia para meu quad. Comprei tantos conectores com o intuito de fazer a minha própria placa. Para quem prefere comprar pronta eu indico essa ou essa ou essa ou essa (lembrando que algumas vem com o conector incompatível com o da bateria).

Até

5 comentários:

  1. Marcos,

    Tudo bem? Espero que sim...
    Estou acompanhando seu blog, na verdade ultimamente tenho pesquisado muito sobre drones e tenho vontade de montar um, decidi então fazer uma lista de materiais e começar a comprar as peças.
    Estou com uma dúvida em relação ao flight controller, não posso gastar muito dinheiro nesse momento, então decidi comprar o básico e depois ir melhorando com o tempo.
    Optei então pela placa da Hobbyking (atmega 168 se eu não me engano).
    Mas percebi que a maioria das placas usam tensão de 3.3V e as baterias lipo de 3 celulas são de 11.1V.
    Já pesquisei muito mas não achei informação de como reduzir essa tensão, será que um simples resistor resolve o problema? ou eu preciso comprar um regulador somente pra esse caso? Não sei se o modelo de controller que voce escolheu precisa de alguma regulagem.
    Se tiver alguma informação que possa me ajudar, eu agradeço.
    E continua postando seu avanço, tamo aqui só observando.

    Abraços
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos,

      Obrigado por acompanhar o blog =]
      Quanto a sua pergunta, eu dei uma olhada no Atmega 168 vendido na hobbyking, até então eu não o conhecia... Se ele for similar ao Arduino Pro Mini, deve ter um regulador para entrada de tensão. No Arduino Pro Mini, é possível ligá-lo com tensão de entrada até 12V, claro que ele vai esquentar bastante com 11.1V da bateria. Ai que entra a solução usada na maioria dos multi-motores. Você pode usar a saída de tensão das ESCs, basta comprar uma ESC com BEC (Battery eliminator circuit) que normalmente fornece 5V e 3A.
      Outra coisa, não sei que projeto firmware você pretende usar no flight controller, mas verifica antes se esse microcontrolador que você mencionou atende ao projeto. Pelo que vi o Arduino Pro Mini não é tão mais caro... E tem outras opções de FC já montadas lá na hobbyking.

      Espero ter ajudado. Se tiver alguma outra dúvida pode mandar, tentarei responder se souber.

      abraço

      Excluir
  2. Opa...

    Obrigado pela resposta, ajudou sim, na verdade depois de ver uns videos na internet eu entendi a sacada do ESC com BEC, já estou vendo qual é o melhor ESC pro meu caso também...
    Quanto ao Flight Controller, infelizmente eu já fechei a compra, esse era o mais em conta (13 dólares) então, por enquanto vai ficar assim, mas tenho vontade de aprimorar o projeto em breve, quem sabe não pego o Pro MINI.

    Mais uma vez obrigado pela ajuda e quando terminar o seu, sobe um vídeo aí pra gente ver...

    Abraços

    Carlos

    ResponderExcluir
  3. Marcos,

    Seu eu de novo :)
    Queria deixar uma dica...
    www.banggood.com
    Comprei umas peças nesse site, vem da china igual o dx.com mas encontrei motores, ESCs e baterias, bem mais em conta.
    Já havia comprado umas peças nesse site pro meu RC car, e como tudo chegou em ordem em 20 dias, estou considerando como um site confiável.

    Abraços

    Carlos Casarin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa,

      Verdade Carlos, esse site é bem legal, fiz uma compra nele junto com um amigo que já ia comprar outras coisas, comprei um Arduino Uno com um preço muito em conta. Não sabia que vendia essas peças para aeromodelismo, valeu pela dica =] vou colocar ele nos links também!

      Abraço

      Excluir