domingo, 8 de setembro de 2013

Patch Fonte PC

Bem, como havia falado em um post anterior, decidi não comprar uma fonte para o carregador de baterias e então segui esse tutorial: http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/
Encontrei uma fonte AT de 250W em um dos restos de PCs que guardo... De acordo com esse tutorial usar uma fonte dessa dá maior chance de sucesso. Pelo que entendi, isso se deve ao fato desse modelo ser mais simples que as fontes ATX.

Quem for tentar fazer, aqui vai umas dicas.

Primeira dica: Leia esse tutorial pelo menos duas vezes antes de começar a fazer.
Segunda dica: Só tente fazer esse procedimento se você tiver um pouco de conhecimento de eletrônica e entender o que o autor está explicando no tutorial.
Terceira dica: Você deve sempre desligar a fonte da tomada quando for fazer as alterações. No entanto quando tiver que medir a tensão reguladora no pino 1 do CI, a fonte vai ter que estar ligada. Um procedimento de segurança que fiz antes desse passo, afim de evitar o erro de curto-circuitar os pinos 1 e 2 do CI ou algo pior... foi soldar um fio no pino 1 do CI (soldei na parte detrás da placa) e então puxei o fio para fora o deixando livre para encostar a ponta do multímetro. Antes de ligar a fonte, certifique-se que o fio foi soldado no pino correto e somente nele. Não me responsabilizo por esse procedimento!
Quarta dica: Não compre os resistores indicados no tutorial antes de medir a tensão reguladora no CI, como o autor diz, essa tensão pode variar ate 5V. Se o valor encontrado não for próximo de 2,5V os valores da resistência para o divisor de tensão serão diferentes do valor no tutorial. Então, faça a medida do valor da tensão reguladora, depois calcule os valores para o divisor de tensão.

Tomados os devidos cuidados, comecei a colocar a mão na massa... o primeiro problema foi que encontrei um CI regulador clone do apontado no tutorial, o modelo era KIA494 com umas letras depois desse nome, não encontrei um datasheet específico para ele, mesmo assim arrisquei medir a tensão do pino 1 e deu o valor aproximado de 2,5V como dito no tutorial. Dei sorte, pois eu já havia comprado os resistores sem me preocupar que esse valor poderia ser outro...

Abaixo vai as fotos da fonte que usei e os materiais (na foto eu já havia removido o excesso de fios e limpado bastante ela, pois estava só poeira).


Abaixo vai as fotos mostrando como ficou meu divisor de tensão. Usei termo retrátil para isolar os resistores e um fio que puxei para o pino do CI.


Apos fazer todas as checagens verificando se o novo regulador estava com tensão próxima de 2,5V e que o antigo regulador foi bem isolado cortando a trilha na placa... Liguei a fonte e medi a tensão que era de 12V antes do patch. O novo valor foi 13,24V. Ficou bem próximo do valor obtido pelo autor do tutorial. :)

Depois que o patch na fonte ficou pronto, fui modificar a parte externa, tampar os buracos que saim as fiações, diminuir o fio da chave liga/desliga (o bom da fonte AT é que vem com essa chave), colocar os bornes e dar uma melhorada no visual...

Veja abaixo uma peça que fiz com uma chapa de alumínio para tampar os buracos das fiações da fonte. Os recortes foram feitos no formato dos buracos, depois colei em outra chapa e essa eu colei na parte interna da fonte.



Para fixar a chave liga/desliga, tive a ideia de usar a tomada da fonte que era usada para alimentar o monitor, pois não vou mais precisar dela... Primeiro removi a parte interna da tomada, depois fiz uma peça de plástico com as medidas internas da tomada. Nessa mesma peça, fiz os furos para passar os parafusos da chave e um buraco no meio para passar a ponta. Repare que a peça branca não atravessa a tomada, ela fica presa em uma saliência que deixei na parte de traz, isso permitiu fixar a chave com os parafusos.



Agora para deixar a fonte com uma aparência mais legal, pintei a parte externa da carcaça com spray de cor preto fosco. Vou usar esse mesmo spray para pintar algumas peças do quad...


Resolvi colocar o LED que indica que a fonte esta ligada junto com a chave de liga/desliga, pois tive a ideia de colocar algo para pressionar a chave e que deixe a luz do LED passar (usei um pedaço de um sinalizador usado por ciclistas, esse tinha molhado e não funcionava mais). Na foto abaixo da para ver o LED ligado quando a chave está ligada.



Pronto, depois de colocar os bornes e soldar os fios, fechei tudo e ai está, ficou com uma ótima aparência :]



Por enquanto é só, até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário