sábado, 2 de novembro de 2013

Primeiro teste do quad

Pessoal, fiz o primeiro teste de voo com o quad. Felizmente deu tudo certo...

Antes de tudo, não tente fazer testes iniciais utilizando as hélices! Elas podem machucar muito.

O primeiro passo é ligar as conexões das ESCs corretamente na placa controladora, isso é muito importante pois se todo o resto for feito corretamente, ainda assim o quad vai ficar louco ao tentar sair do chão. Imagina quando ele tentar compensar uma inclinação, colocando mais força para um motor que era para estar do lado oposto, mas a ESCs correspondente foram ligadas erroneamente do mesmo lado da inclinação. Dessa forma o quad vai fazer loops, pois cada vez que ele tentar se corrigir, esse vai inclinar ainda mais...

O segundo passo é seguir o padrão de rotações para os motores. Caso as rotações não estejam corretas mas as hélices sim, acredito que o quad vai voar, mas como um motor não estará anulando a rotação do outro, ele vai ficar girando indefinidamente sobre o eixo yaw...

Direção das rotações para quadX

Abaixo segue um vídeo que fiz seguindo uma dica para verificar as rotações. Coloquei pedaços de pepel no lugar das hélices e assim é possível checar se os motores estão rodando para o lado certo encostando o dedo no papel quando o mesmo esta girando. Para inverter a rotação de um motor basta inverter a conexão de dois dos três fios que são ligados nas ESCs. A ligação desses fios não tem ordem definida, fica a critério da pessoa. Uma dica é ligar os fios iguais dos motores de lados opostos no frame.
Nesse vídeo dá para perceber que o quad está com novo trem de pouso. Sim, removi os outros pois eles eram muito pesados. Encontrei esse plástico em uma loja onde tudo custa 1 real, não sei bem o que é isso mas serviu para o propósito.



O terceiro passo é colocar as hélices corretamente. Na imagem abaixo, o traço em preto representa a hélice vista de perfil e o traço azul representa o ar. Nesse caso, a hélice estaria girando no sentido anti-horário em direção ao lado direito da imagem. Quando for colocá-las tenha essa imagem em mente, observe a rotação do motor e veja se a inclinação da hélice vai mover o ar para baixo como na imagem.


Agora apresento um vídeo com o primeiro voo. A sala é pequena, tive ate que tirar o hack da TV para fazer o teste indoor. Deu certo!!!
Não aparece no vídeo mas em um momento ele se chocou com a parede mas não quebrou a hélice, dei sorte hehe



Logo vou fazer um teste outdoor...

Até

Nenhum comentário:

Postar um comentário