sábado, 11 de janeiro de 2014

Vídeo quadricoptero

Pessoal, vim postar um vídeo de voo com o quad renovado. Nesse vídeo eu testei o GPS HOLD e está funcionando legal. O GPS HOME eu não usei pois a última vez que tentei, não tive sucesso hehe



Até

12 comentários:

  1. Boa tarde Marcos !!!

    Parabéns pelo blog, as informações são ótimas e bem detalhadas.

    Estou tentando começar no hobby e gostaria de saber qual placa tu me aconselha a começar, como ainda estou na fase de compra do controle fico muito perdido.

    Pelo que pesquisei vi que a KK2.0 parece ser bem simples de configurar por outro lado a multiwii parece ter muito mais recursos.


    Será que consigo configurar uma multiwii?

    Se possível gostaria de qualquer informção que queira compartilhar

    Obrigado e parabéns....

    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilmar,

      Obrigado =]

      Sobre a Multiwii, realmente existem certas complicações para configurar, principalmente os PIDs... Eu utilizei o projeto Multiwii, pois eu mesmo iria fazer a placa controladora, então precisava de um projeto de código aberto.

      Sobre a KK2.0 eu não nunca tive, mas parece ser bem simples, e aparentemente não tem barômetro nem magnetômetro, porém tem um preço muito em conta. Muita gente inicia no hobby com essa FC.

      Algumas pessoas costumam indicar para iniciantes a DJI Naza-M Lite [ http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__30901__DJI_Naza_M_Lite_Multi_Rotor_Flight_Controller.html ], ela é mais cara, mas aparentemente dá menos trabalho.

      Bem, se você for comprar uma Muiltwii, essa tem tudo de bom [ http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__26588__MultiWii_PRO_Flight_Controller_w_MTK_GPS_Module.html ]

      Abraço

      Excluir
    2. Desculpa ser tão chato, mas realmente quero começar no hobby e encontro muitas dificuldades.

      Sobre a DJI já vi muita gente falando dela, além do preço ser bem fora do meu orçamento, não queria algo pronto, acho que assim é como comprar leite, só preciso abrir a caixa e beber, queria algo pra eu realmente aprender como tudo funciona. Será que consigo....


      Será que mesmo não conhecendo nada dessa programações eu conseguiria configurar essa multiwii que tu me indicou ?

      A respeito da KK2 não ter barômetro e magnetômetro isso atrapalharia no voo ou são coisas dispensáveis ?

      Mais uma vez muito obrigado por responder, são poucos que fazem isso.

      Excluir
    3. Que nada, pode perguntar...

      É eu também não queria algo pronto, queria ter o desafio, porém montar o quad já é um desafio, muitas coisas podem dar errado, é preciso estudar bastante como fazer as ligações, etc

      Sobre a Multiwii acredito consiga sim, mas você tem que ler direitinho o que vem escrito no arquivo 'config.h' no código do Multiwii. Eu fiz um breve tutorial de como configurar para quad em X, mas você pode procurar outras referencias onde está melhor explicado as configurações possiveis de serem feitas nesse arquivo. Outro problema que você vai encontrar é a calibração dos PIDs. Os valores padrão, vão permitir que o quad consiga voar, claro que se as demais coisas estiverem corretas, então você só vai precisar refinar os valores que já existem.

      Quanto a KK2 eu acho que ela tem o suficiente para um primeiro quad, no entanto, logo você vai querer uma melhor. Por exemplo, o barômetro serve para melhorar o autolevel e o magnetômetro serve para ele manter sempre a mesma direção e ativar alguns modos de voo. Eu não tenho certeza mas pode ser que dê para adicionar esses sensores na KK.

      Abraço

      Excluir
    4. Mais uma vez muito obrigado Marcos !!!!!

      Como não tenho muita verba pra investir tudo de cara, comprei o controle Turnigy 9XR na Hobby king, estou esperando ele chegar. Vou comprar as coisas aos poucos, agora vou comprar o módulo FrSky DF c/ Rx D8r, pelo que pesquisei parece ser o mais completo custo x benefíco.

      Sobre a placa que tu indicou a Muiltwii Pro, já estou pesquisando e acho que na pratica parece bem difícil mas é um ótimo desafio. Acredito que eu compre ela mesma.

      Excluir
    5. Legal cara... Eu nunca tive outro rádio pois esse foi meu primeiro aeromodelo, mas eu gostei muito do 9XR e pelo que eu pesquisei ele tem muita coisa a mais que o 9X e que as pessoas faziam patch no controle para ter, Ex: colocar luz no visor...

      Uma coisa, não esquece de comprar a bateria para o rádio :D

      A Multiwii pro é bem legal porque já vem com o GPS e tudo, mas se você procurar em Multi-Rotors & Parts > Flight Controller na hobbyking vai encontrar outras que são mais em conta.

      Abraço

      Excluir
  2. Bom dia Marcos

    Estou planejando em construir um quad para fazer vídeo aéreos com uma gopro, gostaria que você me esclarecesse as seguintes duvidas: Esse projeto aguentaria numa boa levantar uma GoPro em um altura boa, qual o valor total do investimento que você fez, é possível fazer o mesmo projeto a partir de um Arduino Uno, qual o grau de dificuldade para quem tem uma noção em eletrônica e programação.

    Vlw Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis,

      A configuração do meu desse meu projeto de quadricoptero aguentaria uma GoPro, porém ele já esta bastante pesado para o empuxo desses motores, e como pretendo colocar além da câmera, um equipamento para FPV, eu vou precisar de motores novos e com mais torque... Falando do projeto como um todo, acredito que foi um sucesso, não tive tantos problemas se comparado a outros que vi por ai, mas uma coisa que errei foi na compra dos motores e no tamanho do frame, mais o tamanho do frame nesse caso... Então eu aconselho você a comprar motores melhores que esses.

      Quanto ao Arduino Uno, ele tem o mesmo microcontrolador que o Pro Mini, então vai ser a mesma coisa, basta seguir os diagramas de ligações do projeto Multiwii.

      Os gastos você pode ver nessa planilha [ https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AnrGEHP6sFyIdHhITlhQdWpiLWZJdmFVWF81QWhlZXc&usp=sharing ]

      Sobre a dificuldade, se você tiver um certo tempo para dedicar, acredito que consiga sim :D Só lembrando que deu trabalho fazer o frame e eu só o fiz porque queria um frame dobrável. Se você não tem interesse nisso, acho melhor comprar um pronto... Eu estou fazendo outro agora no formato de H, vai ser menor, mais leve e dobrável também... Logo vou postar fotos dele.

      Abraço.

      Ps: Só aceitei um comentário pois estavam parecidos.

      Excluir
  3. Olá Marcos,
    Primeiramente queria dar os parabéns para o projeto, ficou muito bom mesmo.
    Estou montando um quad parecido com o seu, mas optei por algumas coisas diferentes.
    O frame e as helices eu compre de fibra de carbono, o resto comprei exatamente igual.. motores, escs e conectores.
    As coisas da RCTIMER chegarem em uns 30dias, mas as da HK não chegeram ainda e não consta nem no site dos correios daqui ainda.
    Não comprei as LIPO ainda. Com isso estou com algumas dúvidas:

    1) Gostaria de saber se voce indica as mesmas que você usa.
    2) Existe outro site que você conhece que posso comprar as LIPO?
    3) Caso não conheça outro site, qual foi a modalidade de frete que você escolhei na HK? Estou pensando em pegar via fedex msm, pois a outra encomenda ja se passaram mais de 60 dias e nada. Oq acha?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado cara.

      Muito legal fazer de fibra de carbono, eu também queria, mas estava meio caro para o orçamento... ai a alumínio naval saiu bem barato em uma vidraçaria.

      Sim, as coisa da hoobyking que comprei tem quase 2 meses ainda não chegaram e nem apareceram no rastreio do correio brasil, eu acredito que por eles terem mandando um número de rastreio meio incomum deve ter dado alguma m**** e os correios não estão colocando no bando de dados deles.

      Respondendo as suas perguntas:
      1- Acho que com as coisas que fiz tem grande chance de dar certo. Só os motores que eu tenho vontade de comprar com menos KV... Outra coisa que te aconselho é fazer um frame um pouco menor, se for usar as mesmas hélices. Também pode optar por uma bateria com mais mAh, mas cuidado para não ficar muito pesado, essa minha pesa 215g e tem 2650mAh, porém ela é nano-tech e essas pesam um pouco menos...

      2- Acredito que tenha LiPos boas no RCTimer, mas você pode olhar no banggood.com e no dx.com pra ver.

      3- A LiPo eu comprei na hobbyking com o frete normal com rastreio, parece que agora eles só não mandam mais LiPo assim, eu acho. Logo vou querer comprar outra lipo e ainda não pensei como fazer... O fedex vai ser taxado com certeza, ai você tem que pensar se vele a pena.

      Abraço

      Excluir
  4. Boa tarde Marcos.

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, muito detalhado e bem explicado.

    Faço curso de eletroeletrônica, então tenho um pouco de conhecimento de programação e a parte das ligações vou ter dificuldades, mas espero que nao tanta. Porém, sou muito iniciante nessa área e tenho um pouco de receio de comprar as peças e não dar conta de fazer a montagem do Quad ( que para mim parece ser a parte mais difícil).

    Gostaria então de algumas dicas de como fazer essa montagem, as ferramentas que foram utilizadas e qualquer dica que seriviria para um iniciante que está afim de começar nesse mundo.

    Obrigado.

    E aquela armação nova ficou show de bola. Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus, obrigado e me desculpe por não responder... fiquei um bom tempo sem poder dar atenção ao Quad e ao Blog.

      Quanto a sua pergunta, eu acredito que qualquer pessoa com conhecimento básico de eletrônica, consegue montar um. O nível de dificuldade vai aumentando a medida que a pessoa quer construir mais partes do nada (from scratch).

      Quanto as ferramentas, é bom ter o básico como chaves para parafusar ou parafusadeira elétrica, alicates, serra, ferro de solda, multímetro e uma coisa que ajuda muito é ter uma mini Retifica como uma Dremel.

      abraço

      Excluir