sexta-feira, 26 de julho de 2013

Itens para o projeto

Hoje vou falar sobre o meu projeto e sobre as partes necessárias...

Como o nome do blog já diz, eu vou montar um modelo de multi-motor chamado quadricoptero ou quadcopter ou somente quad, isso por ter quatro motores para sua propulsão. Depois de fazer algumas pesquisas escolhi montar o modelo de armação em X.

Vou tentar fazer algo como esse modelo na imagem acima =D

Escolhido o frame, comecei a comprar as peças. Eu já havia feito muitas pesquisas por isso já tinha um certa segurança do que comprar, mesmo assim ainda posso ter comprando algo que não seja o mais adequado, espero que eu não tenha esse problema mais tarde =(

Segue a lista das coisas que comprei ou pretendo comprar. Assim que as peças forem chegando, eu vou postar as fotos.

Os motores eu gostei desses vendidos na RCTimer. Uma coisa boa é que eles já vem com os mounts para prender as hélices.


Hélices, escolhi essa com 10" de diâmetro e 4,5" de passo. O passo de uma hélice é a distancia que a mesma se desloca no espaço em uma rotação completa. Claro que esse valor não é com ela presa no motor e puxando o peso do modelo, isso é calculado em testes com condições especificas. (Obs: Esse pacote vem com 2 hélices que rodam no sentido horário e 2 que rodam no sentido anti-horário, isso é necessário pois na estrutura do quad, dois motores tem que rodar com sentido invertido, e claro mesmo eles rodando nesse sentido a hélice deve jogar o ar para baixo, por isso é preciso essa distinção...)



Os controladores de motor ou ESC (Electronic Speed Control), achei que esses da Hobbyking estão com um bom preço e vi algumas recomendações. São necessários quatro deles, um para cada motor.



Bateria, essa foi bem indicada. Como a autonomia do quad é pequena, vou comprar duas dessas para poder usar em paralelo ou uma de cada vez. Ela tem três células com tensão de 3,7v cada uma, fornecendo um total de 11,1v.


Esse tipo de bateria precisa de um carregador especifico. Existem vários modelos, um melhores e outros não tanto, esse que escolhi é um meio termo, muitos falam bem dele. Lembrando que esse carregador precisa de uma fonte de 12v de tensão e no minimo 50W. Optei por não comprar essa fonte agora pois vou tentar adaptar uma fonte de PC que tenho parada aqui. Vi um tutorial de como fazer isso no forum e-voo. Segue o link para quem tiver interesse: (Fonte de 12V regulada construída a partir de uma fonte de PC)


Bem, por enquanto só fiz o pedido desses itens, o controle e os módulos TX/RX eu já postei. Fico devendo uma melhor explicação das minhas escolhas, nos guias eu tento falar mais sobre...

Até

4 comentários:

  1. Fala cara, primeiro parabens pelo blog to tentando seguir ele para montar o meu primeiro.

    Seguinte, esses motores vc comprou nesse site mesmo que vc colocou e quanto tempo demorou para chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw ae cara. Seguinte eu comprei eles com frete grátis e ai não veio com número de rastreio, acho que demorou quase 2 meses... Agora uma dica, eu não tenho certeza se esse motor vai ser o melhor para o meu projeto, pelo que vi nas especificações, ele só aguenta 130Watts e isso vai influenciar diretamente no empuxo máximo dele, ou seja esses motores não vão aguentar tanto peso. Bem isso vai depender muito do tamanho multi-motor. No meu, se eu notar esta muito pesado eu vou converter o quad em hexa =D.

      abraço.

      Excluir
    2. ola marcos qual motor na hobbyking.com vc me indica a comprar?
      pretendo colocar camera no meu uns me falaram que tem que ser motor 1000 kv
      por favor me indique o link da compra do motor

      Excluir
    3. Olá Waddington,
      Isso vai depender muito do peso total que vai ter o seu multi-motor. Eu prefiro pegar com menos KV tipo esse: [ http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=16229&aff=924466 ] e o spinner [ http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16719__NTM_Prop_Drive_28_Series_Accessory_Pack.html ]. No entanto, aconselho você a pesquisar mais, tem quer ver qual hélice usar e tal. Um bom lugar para aprender é em [ http://www.e-voo.com/forum/viewforum.php?f=35 ]

      Abraço

      Excluir