domingo, 28 de julho de 2013

Itens para o projeto +

Continuando com a lista de itens...

A placa controladora do quad (Flight Controller) vai ser um Arduino Pro Mini que funciona bem junto com o projeto de firmware Multiwii ao qual vou tomar como base. Mais sobre o Multiwii pode ser encontrado em: http://www.multiwii.com/

Link: http://dx.com/p/arduino-pro-mini-w-atmega328p-electronic-building-blocks-interactive-media-improved-version-104332

Como esse Arduino Pro Mini não tem conexão USB, é preciso comprar uma plaquinha FTDI para ligar nos pinos da serial (TX/RX) do arduino. Essa plaquinha parece boa por ter um pino DTR, esse vai servir para resetar automaticamente o arduino quando o firmware vai ser inserido.

Link: http://dx.com/p/ftdi-basic-breakout-arduino-usb-to-ttl-upload-tool-for-mwc-black-142041

O sensores para o projeto vão estar contidos em uma unica placa IMU (Inertial measurement unit) como é chamada. No projeto padrão do Multiwii são utilizado um WMP (Wii Motion Plus) para suprir o sensor de giroscópio e nele acoplado um NC (Nunchuk) para suprir o sensor de aceleração. Essa forma é um pouco mais trabalhosa pois é preciso fazer umas soldagens no meio das placas, ligando o NC ao WMP e esse ao Arduino Pro Mini. Sendo assim, eu dei preferência a uma plaquinha IMU modelo GY-80 que é dotada de acelerômetro e giroscópio, assim como um magnetômetro e um barômetro. Esses últimos eu teria que comprar a parte no projeto padrão do Multiwii.


O barômetro não tem tanta precisão quando o modelo esta a poucos metros do local de pouso. Então vou adicionar um sensor ultrassônico para auxiliar nessa precisão. Dei preferência na compra pela hobbyking pois o mesmo já vinha com os cabos (duponts)  e eu ia comprar outros itens no mesmo pacote. Para comprar somente esse sensor, na DealExtreme sai mais em conta por não cobrar o frete.



Para garantir que a bateria não vá acabar durante o voo, achei interessante ter um alarme de bateria fraca. No projeto Multiwii é possível ligar um apito eletrônico no arduino, no entanto isso necessita gastar um pino digital, então dei preferência para um apito externo. Esse mede o valor da tensão nominal de cada célula da bateria e apita se uma dela chegar ao um valor personalizado.


Os principais itens são esses, agora falta alguns componentes para montagem da parte elétrica, para montagem do frame e outros que vou comprar a medida que o projeto for andando.

Até

8 comentários:

  1. Olá Marcos
    Achei bacana seu projeto.
    Estou trabalhando num projeto similar.
    Também estou utilizando a Multiwii só que optei em usar a CRIUS Multiwii SE V2.0 que já vem o processador junto dos sensores na mesma placa.
    Dá uma olhada lá no meu blog http://projetovant.blogspot.com.br/
    Quem sabe você pode me dar umas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      Vi o blog do seu projeto, você já esta bem avançado =D
      Sobre a controladora, quando eu estava analisando as minhas opções, até pensei em usar essa que você mencionou ou a Multiwii Pro, mas optei pelo Arduino e sensores separados para ganhar conhecimento e usar isso em outros projetos que não são multimotores.

      Excluir
  2. Boa noite marcos.

    Primeiramente gostaria de parabenizar você pelo otimo trabalho que esta fazendo no blog.

    Gostaria de saber se posso substituir as plascas de controle (Arduino Pro Mini ;conexão USB; sensores) pela ARDUINO UNO R3 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-539990381-arduino-uno-r3-rev3-2013-cabo-usb-ebook-arquivo-pdf-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:6])

    porem gostaria de saber se vou conseguir manter tds as programaçoes passo a passo q vc descreve muito bem, e tambem adicionar novas funcionalidade como sonar..

    Tambem gostaria de saber se posso usar meu RC(wk-2402 de 4 canais q veio no meu heli cb180q da walkera

    muito obrigado.

    parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vinicius, é um prazer saber que o blog está sendo útil =]

      Sobre o Arduino UNO, você pode utilizá-lo. Ele tem o mesmo micro-controlador que o Arduino Pro Mini, o código vai funcionar perfeitamente, porém você terá que comprar os sensores a parte, pois não vem embutidos nele...

      Quanto ao sonar, eu estou o ligando em outro arduino separado do principal, pois tanto no arduino UNO quando no Pro Mini não vão ter pinos suficientes para ligar o sonar. Então ou você compra um sonar I2C ou usa um segundo arduino como eu fiz ou utiliza um arduino com mais saídas como Arduino Mega.

      Eu não conheço o modulo de rádio mencionado, mas posso te dizer que com 4 canais você vai ter o minimo necessário para voar com um multi-motor. É interessante ter pelo menos 6 canais, sendo 2 deles para configurar os modos do modelo, se não, você terá que fazer via bluetooth ou conexão usb. Utilizando Arduino UNO/ProMini, 6 será o máximo de entradas que vai ter, porém alguns receptores podem transmitir todos os canais em um só conector (PPM SUM) e o projeto multiwii aceita esse tipo de sinal, desde que você configure no config.h. Uma dica é existem conversores para PPM SUM... no meu caso, uso somente os 6 canais para o multiwii e os outros 2 estou fazendo a leitura com outro arduino e assim ligando LEDs entres outras coisas =P (ainda não postei isso no blog)

      Abraço

      Excluir
  3. Cara muito obrigado pela resposta rapida!

    Voce tem algum controler que ja venha com os 4 sensores principais para me recomendar e tenha o mesmo metodo de programação(pois como acho q vc pode ver sou extremamente amador nisso td,pois sou muito mais um entusiasta em aeromodelismo doq qualquer outra coisa),se nao tiver com os 4 sensores ja,seria melhor eu ja comprar o arduino mega para depois ir melhorando ele aos poucos estava pensando nesse (http://www.ebay.com/itm/MEGA2560-R3-Control-Board-ATMEGA16U2-For-Arduino-Compatible-USB-Cable-/400552573704?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5d42cb3b08) ?

    entao na verdade gostaria de usar este radio controle pois eu ja tenho (http://www.wowhobbies.com/hm-4g3-z-33transmitter24ghzradio-wk-2601-24ghzfor4g3-1-1.aspx ) sera que da certo para começar e depois eu vou evoluindo (um radio com mais canais,e o quadri com mais sensores)?

    a parte de programação nao entendi muito bem referente modulos ea parte de conversores de PPM SUM sera que tem algum artigo relacionado a isso que possa me informa melhor sem te atrapalhar muito ...?

    Cara sem duvidas o seu blog eh o mais completo e detalhado que vih por aquii,mais uma vez parabens, estou bem entusiasmado para começar.

    Forte abraço.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, quanto ao controle, eu realmente não sei se vai funcionar... não tenho ideia de como são os conetores do receptor dele.

      As FC eu olhei rapidamente e encontrei essas com os 4 sensores:
      - Comprei meu motores nesse mesmo site [ http://www.rctimer.com/product_761.html ]
      - Comprei vários outros itens nesse mesmo site [http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__22321__MultiWii_MicroWii_ATmega32U4_Flight_Controller_USB_BARO_ACC_MAG.html ]

      A do RCTimer está com um preço muito interessante... Agora tenha em mente que você terá que configurar o arquivo 'config.h' no código do Multiwii para encontrar esses sensores... provavelmente só tirar um comentário no código.

      O PPM SUM eu não tenho nenhum artigo fácil, mas você só vai precisar usar isso se tiver um controle com mais de 6 canais e quiser utilizar todos em uma FC tipo essas que mostrei. Essas só permitem entrada de 6 canais, porém os outros 2, você pode ligar Leds ou outras coisas. Se optar por comprar uma placa FC baseada em Atmega2560 (o mesmo que tem no arduino mega) você não vai ter problemas com a entrada de canais. Um exemplo seria essa [ http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__31138__Multiwii_and_Megapirate_AIO_Flight_Controller_w_FTDI_ATmega_2560_V2_0.html ]


      Abraço

      Excluir
  4. Cara adorei o poste. estou entrando nesse mundo dos Drones, já tenho um pouco de experiencia com Arduíno, bem pouca.

    Gostaria de saber se da para usar uma UMI (unidade de medição inercial) diferente?

    ResponderExcluir
  5. Olá Jackson,

    Desculpe a demora, provavelmente você já descobriu o que estava perguntando, mas vou responder para que outros possam ver.

    Sim, você pode utilizar outras placas com sensores. basta olhar as pre-configuradas no config.h e remover o comentário para a placa que você vai utilizar. Caso queira utilizar uma não listada, existe a possibilidade de alterar o código e copiar as informações de uma pre-existente modificando somente o necessário.

    Abraço.

    ResponderExcluir