sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Montagem Frame

Olá pessoal, comecei a montar o frame e estava com dificuldade de encontrar alguma chapa para fazer os níveis (Níveis são os andares onde eu vou colocar as peças do quad, pois como a parte central dele tem somente 10x10cm, vou precisar de mais espaço para colocar tudo). Pensei em usar chapas de fibra de vidro ou fenolite usadas para fazer placas de circuito impresso, no entanto, encontrei um material que tinha em casa... Descobri que esse frascos de desodorante Rexona são feitos de alumínio com uma parede próxima de 0,7mm de espessura. Não é muito resistente, mas para o uso como suporte do níveis deve servir.



Abaixo dá para ver como ficou a chapa de alumínio do desodorante e o mecanismo de trava que bolei, ficou bem prático. O mecanismo consiste em um pino com uma saliência para prender a mola. Primeiro a mola e uma pequena ruela (que fiz do alumínio do desodorante) são colocadas dentro do tubo, depois o pino é passado por dentro da mola e ruela, então usei um arame enrolado na saliência do pino para prender tudo. Quando o pino é puxado, um braço fica liberado para ser girado, assim deixando todos os outros também livres.



Nessa fotos, os níveis já estão montados. Vou usar essa saboneteira para proteger a placa controladora, claro vou ter que pintar essas peças para dar uma melhor aparência ao quad ;) Quanto ao peso, parece que ficou mais pesado do que eu esperava, pois tomei como referência alguns frames desse mesmo tamanho. Esperava coisa de 250 gramas, mas já vi alguns de 300 a 400 gramas, então acho que vai dar...



Optei por colocar as ESCs no centro do modelo, pois com elas nos braços ia ficar difícil de deixar ele no modo compacto. Fiz os furos no alumínio e prendi com abraçadeiras de plástico.



Depois de ter todo o trabalho de por as ESCs eu lembrei que ainda iria pintar, então desmontei novamente e pintei as peças com spray aerosol de cor preto fosco (o mesmo que usei para pintar a carcaça da fonte). Adorei essa cor, fica realmente legal depois que seca e pegou bem tanto no plástico como no alumínio. Pintei um pedaço do cano dos braços do quad e ficou bem legal também, mas resolvi deixar como estava pois futuramente vou ter que fazer furos neles. Esses furos são para reduzir um pouco o peso, acho que dá para reduzir em torno de 10% a 20% do peso dos braços... Na foto onde tem uma espuma amarela dentro da saboneteira. Fiz isso com intenção de proteger a placa de controle e não deixar que fique vibrando, a espuma vai ficar tanto encima como embaixo da placa.



Por final, fiz esse suporte para prender o motor. Tive que pensar bastante tempo em como fazê-lo, pois eu queria algo prático e que não tivesse necessidade de furar o cano do braço. Dessa forma ficou muito legal porque o motor não fica realmente ligado ao braço e usando um pedaço de EVA (Espuma vinílica acetinada) acredito que vai absorver um pouco da vibração do motor. Outro ponto positivo desse suporte é que em caso de uma pancada, o motor pode girar um pouco mas acredito que não vai quebrar nem o braço e nem o motor. Uma coisa que aprendi nas minhas pesquisas é que no seu primeiro quad, a chance de ter uma queda é muito alta, então não tem para onde correr, uma hora ele cai hehe.



Por enquanto é isso, pessoal. Depois posto uma foto do frame montado.

Até

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Tubo de alumínio de 1/2" ocos com parede de ~2cm, geralmente são encontrados em vidraçarias que fazem box para banheiros.

      Excluir