sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Carregador de Baterias

Fotos do carregador Turnigy Accucell 6, eu já tinha recebido ele há um tempo, mas ainda não tinha usado para carregar, então ele ainda estava na caixa. O carregador e outros itens chegaram no segundo pacote que pedi pela HobbyKing.



Pelo que entendi, o melhor modo para carregar baterias LiPo com mais de uma célula é o balanceamento. Carregando dessa forma a bateria vai ter maior vida útil.

Para balancear LiPo 3S você deve pressionar as setas para mudar os menus até encontrar 'LiPo BATT' em seguida pressione 'Enter'.




No menu 'LiPo BATT' pressione as setas até encontrar o menu 'LiPo BALANCE'. Agora você deve saber a taxa de carga da sua bateria. Como assim taxa de carga?? Eu deveria explicar isso nos guias que estou tentando escrever, mas como não terminei ainda vou explicar aqui mesmo.

Para começar existem três coisas devem ser verificadas ao escolher um bateria LiPo:
  • Primeiro - a quantidade de células, sabendo esse valor dá para calcular a tensão total da bateria, como cada célula tem 3,7V então basta multiplicar pela quantidade de células. Nas baterias essa quantidade vem representada por um número seguido de um 'S';
  • Segundo - a taxa de descarga da bateria, essa é representada com um número seguido de um 'C'. Não se enganem, esse 'C' não tem relação com a unidade coulomb, provavelmente essa letra vem da palavra charge do inglês que significa 'carga'. Esse número é relacionado com a quantidade de Amperes hora (Ah) fornecidos pela bateria, ou seja, uma bateria com 2650mAh (como a minha), pode fornecer 2,65 Amperes (A) continuamente no período de 1 hora. Porém, em um quadricoptero (tomando como base os motores que comprei) cada motor vai puxar em torno de 12A no máximo. Como saber se a bateria vai aguentar fornecer isso?? Agora que é necessário saber o valor de descarga da bateria, o máximo de amperes que uma bateria LiPo fornece é a quantidade de 'C' vezes a carga que ela armazena. Ex: A bateria em questão com 2650mAh ou 2,65Ah com 25-50C pode fornecer continuamente 25C*2.65Ah que é igual a 66,25A (claro que consumindo essa quantidade de amperes a carga vai acabar em muito menos tempo que 1 hora), então esse valor está dentro do necessário para os quatro motores que vão requerer 48A em sua máxima potencia. O outro valor é a taxa de descarga máxima 50C que seria 132,5A para essa bateria, é preciso tomar cuidado para nunca chegar nem passar dessa quantidade, pois a bateria vai estragar ou pode entrar em combustão;
  • Terceiro - a taxa de carga. É o que queria falar desde o começo... A taxa de carga funciona como a taxa de descarga, mas esse valor é muito menor, o mais comum é que seja 1C então uma bateria de 2000mAh pode ser carregada em no máximo 1C*2Ah que é igual a 2A. Vi recomendações que não carregar ao máximo prolonga a vida útil da bateria, então uns 0,7C estaria bom. No caso da minha bateria que tem tecnologia nano-tech, então a taxa de carga dela chega em 5C, no entanto eu não passo de 2C até porque esse carregador não carrega mais que 6A. Em 2C essa bateria seria carregada a 5,3A.

Agora que já esta explicado como calcula a taxa de carga em amperes, vamos voltar para o menu do carregador. No menu 'LiPo BALANCE' pressione 'Enter' e com as setas defina o valor em amperes para carregar a bateria. Pressione 'Enter' novamente e defina tensão total. Então para começar a carregar basta segurar o botão 'Enter' até o carregador apitar e pedir uma confirmação. Para confirmar pressione 'enter'. Se as conexões estiverem corretas o carregamento vai ser iniciado, caso contrário o carregador vai acusar um erro.


Pensando em poder carregar minhas duas baterias juntas, comprei esse adaptador para carregar duas baterias LiPo 3S. Funciona assim, basta ligar o plug de balanceamento das baterias no adaptador, depois no adaptador é só ligar o plug XT60 no carregador e o plug de balanceamento(fake) também no carregador. Não tem como errar esses plugs porque eles só encaixam do lado correto. Os plug de saída de tensão das baterias ficam sem ligar em nada mesmo... Em seguida é ligar o carregador e carregar as baterias como uma LiPo 6S. Lembrando que as duas baterias devem ser idênticas.


Para carregar as baterias em segurança, também comprei esse pacote protetor, eu carrego e guardo as baterias dentro dele. É sempre bom prevenir, pois vi casos que essas baterias LiPo entraram em combustão quando carregando. Acredito que os carregadores foram a causa.


Por fim, tive que fazer um adaptador para o plug da minha bateria que é HXT e no carregador vem um XT60, pois esqueci de comprar um pronto. Para encaixar no XT60, usei dois conectores fêmea de 3.5mm, ficou uma beleza, basta tomar cuidado para não ligar invertido :D



Por enquanto é isso.

Até

4 comentários:

  1. Olá colega, quanto tempo levou para chegar os produtos da hobbyking? Pode me dizer, tenho algumas coisas que quero comprar lá, e aliás, parabéns por passar para os outros seus projetos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigado =]
      Sobre os itens da HobbyKing, teve coisas que demoraram de 15 a 20 dias e outras que demoraram 1 mês e meio (as que foram taxadas).

      abraço

      Excluir
  2. Obrigado pelo retorno, sou técnico em eletrônica e comecei a pesquisar sobre estes tipos de divertimento com carrinho a combustao elicoptero e avioes.
    E vou começar a montar a fuselagem de um avião, quero fazer um bem grande de pelo menos um metro e trinta....vamos ver como fica kkk......se quiser vc pode publicar seus links no meu agregador de link.... www.linksdahora.com não é pra fazer publicidade não mas é uma boa para vc .....e aliás vc conhece uma camera que eu possa adicionar neste avião que grave em um cartão sd mas também envie como transmissor de video? Desculpe ai tantas perguntas kkk , c quiser trocar idéia meu e-mail linksdahora@hotmail.com t+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal cara, eu tenho vontade de fazer um avião também, um pouco menor hehe, mas acho que eu não saberia pilotar, pois tem que ficar sempre manobrando e tal. No quadricoptero a pessoa tem opção de ficar parado e fazer pequenos movimentos para ir pegando o jeito =D

      Quanto a câmera, eu acredito que a GoPro faça isso, mas o preço dela é um pouco salgado. Eu reparei que muitos usam duas câmeras mesmo, uma para gravar em boa qualidade no cartão SD e outra para transmitir o vídeo com pouca qualidade. Eu penso em fazer assim também e planejo comprar essa câmera http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=17200 ela é bem levinha mas não transmite o vídeo, somente grava.

      abraço

      Excluir