sexta-feira, 22 de novembro de 2013

LEDs instalados

Resolvi instalar LEDs nos braços do quad. Encontrei esses vendidos na hobbyking, gostei deles mas optei por comprar por aqui mesmo. Acabei pagando R$ 20,00 em dois pedaços de fita de LEDs com 500mm cada, gastei um pouco menos do que eu ia gastar na compra pela hobbyking.

Como comprei o pedaço de fita, eu pude cortar o tamanho exato que iria precisar. Depois soldei o fios e fiz uns conectores, usando coisas que eu já havia comprado. Segue uma foto de como ficou a minha fita com LEDs. 


Fiz esse conector de distribuição para alimentar os LEDs pois não queria mexer na placa de distribuição principal do quad. Ficou até legalzinho :D. Na foto abaixo os LEDs estão ligados utilizando esse conector... Bem, eu escolhi as cores azul e branco por que achei mais bonitas.




Depois foi só instalar os LEDs no quad. Por enquanto vou ligá-los manualmente, depois pretendo utilizar um switch ou controlar com outro arduino ligado ao canal 7 e 8 do receptor.

Foto do quad com os LEDs instalados, está muito legal, logo vou fazer um vídeo com um voo noturno =]



Aproveitando o post... Dá para perceber que eu coloquei uma proteção na parte central do quad, resolvi fazer isso pois entrou muito areia quando fiz o primeiro voo (claro que o motivo foi por que eu não pousei direito hehe), mesmo assim deu uma melhorada na aparência escondendo todos aqueles fios. Outra coisa que modifiquei foram os trens de pouso. O antigo quebrou alguns pedacinhos com o impacto dos pousos hehe, dava para continuar usando mas encontrei um material bem mais leve, então optei por trocar. Esse foi feito com pedaços de espaguete que crianças usam para boiar em piscinas.

Usei essa vasilha de cheeseburguer de micro-ondas que é bem levinha... Pintei ela de preto e ficou como na foto abaixo. As fotos na sequência são somente para mostrar como ficou a parte interna.





Até

2 comentários:

  1. é muito difícil de vooar?

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Depende muito da configuração e calibração do modelo. Por exemplo, um quad sem magnetômetro nem barômetro, vai dar um certo trabalho pilotar. Já um modelo que tenha os dois sensores que mencionei mais um GPS, vai ser muito mais fácil, isso porque esse quad vai ter um modo de estabilizar na altura desejada, na direção desejada e na posição desejava com o uso do GPS. O que o piloto tem que fazer é ir para os lados quando quiser :P
    Tem outro fator que pode facilitar ou dificultar pilotar um quad. Isso é, se o sistema controlador está bem calibrado e configurado, se não ele vai ficar muito instável. No meu caso deu mais trabalho pois eu mesmo confeccionei a placa controladora, mas existem placas controladoras que já vem pré-configuradas de fábrica, então fica mais prático...

    abraço

    ResponderExcluir